Porque dizer "Não" tem tudo haver com FOCO?




Se você tiver um tempo e pesquisar na internet você provavelmente irá encontrar muitas pessoas de vários ramos de atividades falando sobre a importância de focar-se e de concentrar-se. Principalmente concentra-se em coisas que realmente importam, que são essenciais, mas o que você talvez não encontre com tanta frequência são pessoas que realmente fazem isso.

Sabe porque é tão difícil encontrar pessoas que realmente sabem e conseguem focar em seus planos e objetivo?

Porque na verdade fazer isso requer que você aprenda a dizer “Não”, pois para você focar em algo que você deseja ou sonhe, provavelmente você estará fazendo alguma “troca”, tirando sua atenção de coisas, pessoas e pensamentos para colocar sua energia no que realmente importa.

E isso significa dizer não para as outras coisas.

Mas eu e nem mesmo você pode julgar as pessoas que tem dificuldades de dizer não, afinal não é uma tarefa tão simples assim e todos temos boas razões para isso:

- Talvez você tema que ao dizendo “não” corra o risco de talvez perder uma grande oportunidade.

- Ou medo de simplesmente entrar no barco e começar a navegar, medo de deixar as coisas, de desapegar, de queimar pontes que não servem e não te leva a lugar algum.

- E muitas vezes você pode não saber como lidar com o desapontamento de outras pessoas em relação as suas escolhas

Isso parece familiar para você?

Agora, pensar dessa forma não faz de você uma pessoa fraca ou que não sabe o que quer. Esse tipo de comportamento e pensamento é muito comum no ser humano. Então imagine se é difícil tomar este tipo de decisão como você fica quando falha com você mesmo? Quando você perde a chance de realizar coisas mais importantes? 

Isso pode ser muito mais frustrante e vai te acompanhar por muito mais tempo do que o sentimento de ter desapontado alguém por dizer “não”.

E porque será que é tão difícil saber diferenciar o que é essencial do que, não é?

A primeira coisa é que temos dificuldades em definir o que é realmente importante, o que é essencial. Quando isso acontece ficamos totalmente indefessos, por outro lado se você tem o que é essencial para você bem claro é como se você tivesse um campo de proteção, uma barreira para o que não é essencial entre em sua vida, e assim não leve você para outro caminho.

A segunda coisa é que não queremos deixar as outras pessoas desapontadas conosco, ficamos preocupado em “machucar” nosso relacionamento, mas esse tipo de pensamento te distrai, te tira da realidade e por vezes ao dizer “não” a alguém pode te levar ao arrependimento, mas será por pouco tempo ou você pode dizer sim e arrepender-se por dias, semanas, meses e até mesmo anos.

A única forma de sair dessa armadilha é aprender a dizer não de forma firme, resoluta e claro sendo: educado, verdadeiro, amoroso e respeitoso com as outras pessoas.

Aprender a dizer não ao que não é essencial ajuda você a liberar energia, espaço e tempo assim você pode fazer menos, mas melhor.


Fonte: Essentialism: The Disciplined Pursuit of Less - Autor: Greg Mckeown 


Photo by Toa Heftiba on Unsplash

0 comentários:

Postar um comentário

Olá Deixe seu comentário, sua dica ou até mesmo sua sugestão.
Diga o que você gostou ou se foi útil.
Ficarei muito feliz com seu comentário.

Obrigada!!!