Como improvisar o foco mental



Colocar a sua mente focada em apenas uma única coisa, pode ser muito desafiador quando você está cercado por distrações constantes. No mundo totalmente conectado em que vivemos diversões e distrações estão a apenas um clique de distância. Mesmo quando você está em um momento tranquilo, em um momento de paz, quando você mesmo espera já está la checando so seu facebook, instagram ou algum jogo e etc.

Felizmente nosso foco é parecido com um músculo, quanto mais você trabalha na construção mais forte ele fica. 

Então, você pode me perguntar: Por que o foco é tão importante? A capacidade de se concentrar em algo em seu ambiente e direcionar o esforço mental em direção a ele é fundamental para aprender coisas novas, alcançar objetivos e ter um bom desempenho em uma ampla variedade de situações. 

Melhorar o seu foco mental é algo que você pode alcançar, mas isso não significa que seja necessariamente rápido e fácil. Vai ser preciso um esforço real de sua parte e você pode ter que fazer algumas mudanças importantes em alguns de seus hábitos diários.


Aqui estão algumas dicas e truques que podem ajudá-lo a desenvolver foco mental e concentração.


DIMINUIR AS DISTRAÇÕES

Admita, você sabia que esse seria uma dos tópicos, não é mesmo? Embora possa parecer óbvio, muitas vezes as pessoas subestimam o número de distrações que as impedem de se concentrar na tarefa que deve ser realizada 

Minimizar as fontes de distração geralmente parece mais fácil do que realmente é. Embora possa ser tão simples quanto desligar a televisão ou o rádio, talvez seja muito mais difícil lidar com um colega de trabalho, cônjuge, filho ou colega de quarto que está sendo interrompido.

Uma maneira de lidar com isso é separar um tempo e um local específicos e pedir para ser deixado sozinho por um período de tempo. Outra alternativa é procurar um local calmo onde você saiba que será capaz de trabalhar sem ser incomodado. 

Outra coisa importante a lembrar é que nem todas as distrações são externas. Ruídos e interrupções ambientais costumam ser mais fáceis de controlar do que as distrações internas que podem dificultar a concentração de sua atenção. Exaustão, preocupação, ansiedade, baixa motivação e outras perturbações internas podem ser particularmente difíceis de evitar.

Para minimizar ou eliminar tais distrações internas certificar-se de que você está bem descansado antes da tarefa e usar pensamentos positivos e imagens para combater a ansiedade e a preocupação. Se você encontrar a sua mente vagando em direção a pensamentos perturbadores, conscientemente traga seu foco de volta para a tarefa que está a sua frente.

FAZER UMA COISA DE CADA VEZ

Ser uma pessoa multitarefa, às vezes, parece ser uma ótima maneira de fazer muita coisa rapidamente mas malabarismos com várias tarefas de uma só vez pode reduzir drasticamente a produtividade e dificulta muito a compreensão dos detalhes realmente importantes. Por quê? Como nossos recursos de atenção são limitados, é importante usá-los com sabedoria.

Pense na sua atenção como um holofote. Se você destacar esse holofote em uma área específica, poderá ver as coisas com muita clareza. Se você tentasse espalhar a mesma quantidade de luz através de um grande quarto escuro, você poderia apenas vislumbrar os contornos sombrios.

VIVER NO AQUI E AGORA

É difícil ficar mentalmente focado quando você está ruminando sobre o passado, preocupando-se com o futuro, ou se desligando do momento presente por algum outro motivo. Você provavelmente já me ouviu falar sobre a importância de "estar presente". 

Essa noção de estar presente também é essencial para recapturar seu foco mental. Manter-se envolvido no aqui e agora mantém sua atenção afiada e seus recursos mentais aperfeiçoados nos detalhes que realmente importam em um ponto específico no tempo.

Você não pode mudar o passado e o futuro ainda não aconteceu, mas o que você faz hoje pode ajudá-lo a evitar a repetição de erros do passado e abrir caminho para um futuro mais bem-sucedido.

ATENÇÃO PLENA

Esse é um tema muito atual e por boas razões. Apesar do fato de que as pessoas praticam formas de meditação e de atenção plena por milhares de anos, seus benefícios à saúde só começaram a ser entendidos recentemente.

Praticar a atenção plena pode envolver aprender a meditar, mas também pode ser tão simples quanto tentar um exercício rápido e fácil de respiração profunda. 

Nesse artigo tem um bom material para você entender um pouco mais: Respiração abdominal

FAÇA PEQUENAS PAUSAS

Você já tentou se concentrar na mesma coisa por um longo período de tempo? Depois de um tempo, seu foco começa a se desintegrar e fica cada vez mais difícil E seu desempenho acaba caindo

Explicações tradicionais em psicologia sugeriram que isso se deve ao esgotamento dos recursos atenção, mas alguns pesquisadores acreditam que tem mais a ver com a tendência do cérebro de ignorar fontes de estimulação constante.

Então, qual é a solução?

Fazer pausas muito breves, mudando sua atenção em outro lugar pode melhorar drasticamente o foco mental. Então, da próxima vez que você estiver trabalhando em uma tarefa prolongada, certifique-se de fazer uma pausa mental ocasional. Mude sua atenção para algo não relacionado à tarefa em questão, mesmo que seja apenas por alguns instantes. Estes breves momentos de descanso podem significar que você é capaz de manter seu foco mental afiado e seu desempenho alto quando você realmente precisa dele.

CONTINUE PRATICANDO

Construindo seu foco mental não é algo que vai acontecer durante a noite.Um dos primeiros passos é reconhecer o impacto que a distração está tendo na sua vida. Se você está se esforçando para alcançar seus objetivos e se deparando com detalhes sem importância, é hora de começar a dar mais valor ao seu tempo. Ao construir seu foco mental, você descobrirá que é capaz de realizar mais e se concentrar nas coisas da vida que realmente lhe trazem sucesso, alegria e satisfação.


Acho que você já percebeu que não existem fórmulas mágicas, tudo está ligado a AÇÃO de querer mudar.

E muitos dos tópicos que coloquei aqui você já dever ter visto algo parecido em outros posts, sabe porque? Simplesmente não existem segredos, tudo gira sempre em torno de ações direcionadas a mudança.

Se gostou, deixa um comentário ou compartilhe, talvez alguém hoje pode estar precisando saber dessas dicas.


Photo by rawpixel on Unsplash

0 comentários:

Postar um comentário

Olá Deixe seu comentário, sua dica ou até mesmo sua sugestão.
Diga o que você gostou ou se foi útil.
Ficarei muito feliz com seu comentário.

Obrigada!!!