Meditação auxilia na redução da idade cerebral


Envelhecer não é opcional certo? Você já percebeu que a medida que o tempo passa você já não é mentalmente tão afiado assim?E você sabia que de fato seu cérebro está encolhendo?

Sim,  e isso é apenas a vida como é e não há nada que você possa fazer sobre isso, certo? Errado. 


Pesquisas indicam que podemos assumir o controle de alterações no cérebro e até mesmo fazer nossos cérebros maiores, não menores, à medida que envelhecemos e consequentemente melhorar o pensamento e a memória. A chave é a meditação.

Qualidade de vida é tudo, principalmente a medida que o tempo passa.
Abaixo trago para você o resultado de uma pesquisa sobre as alterações no cérebro e a meditação.

Vem comigo...

Voltando em 2009, cientistas da UCLA fizeram uma descoberta surpreendente. Eles descobriram que os cérebros de pessoas que tinham meditado a longo prazo eram diferentes do cérebro de pessoas que não praticam a meditação. Para ser mais específico, os pesquisadores encontraram evidências de que determinadas regiões no cérebro de meditadores de longo prazo eram maiores. Eles também tinham mais matéria cinzenta do que os cérebros de pessoas que não meditavam.

Este fato foi surpreendente e importante, porque os cérebros normalmente escolhem com a idade, um processo que pode explicar a memória e outros problemas cognitivos experimentados por pessoas idosas. Cientistas do Massachusetts General Hospital (MGH) concluiram que após oito semanas praticando a meditação regularmente, foram produzidas mudanças mensuráveis nos participantes, nas regiões do cérebro associadas à memória, auto-estima, empatia e stress.

Agora vem a prova ainda maior de que a meditação faz algo profundo e benéfico, para o cérebro humano. Um estudo de acompanhamento pela equipe da UCLA mostra que pessoas que meditam têm conexões mais fortes entre regiões do cérebro. Além do mais, eles têm muito menos atrofia do cérebro relacionadas com a idade.

Qual é o significado? Conexões mais fortes aumentam a capacidade dos sinais elétricos do cérebro trabalharem rapidamente - o que sugere uma série de pensar e de benefícios para a memória. Além disso, esses efeitos não foram só encontrados aqui e ali, mas em todos os cérebros de meditantes

O estudo envolveu 27 indivíduos já praticantes de meditação, com idade média de 52, juntamente com 27 indivíduos iniciantes na meditação (grupo de controle ), servindo como instrumentos de estudo e pesquisa. Ambos os grupos consistiram de 11 homens e 16 mulheres. Acima de tudo, os meditadores vinham praticando meditação, por cinco anos ou mais.

Os pesquisadores descobriram que as diferenças entre os cérebros dos indivíduos que ja eram meditantes e os cérebros de iniciantes do grupo controle não foram limitados a uma região central do cérebro, mas sim envolvidos em larga escala nas redes de todo o cérebro, bem como estruturas límbicas e do tronco cerebral.

Segundo Dr. Luder: "É possível que ativamente meditando, especialmente durante um longo período de tempo, possa induzir mudanças em um nível micro-anatômico," "A meditação parece ser um poderoso exercício mental, com o potencial de mudar a estrutura física do cérebro em geral."

Em outras palavras, parece ser uma forma de assumir o controle de mudanças no cérebro que, até agora, tem sido consideradas como uma parte inevitável do envelhecimento. A meditação pode manter o cérebro mais jovem, mais em forma e torná-lo literalmente maior. Também pode trabalhar mais rápido, mesmo à medida que envelhecemos.

Por isso cada dia mais, a meditação fica mais e mais popular. Independente do nome da técnica utilizada ela traz grande benefícios para a saúde do praticante em vários níveis em nosso corpo.

Então, o que você está esperando para começar a meditar?
5, 10, 20 minutos por dia podem ser um bom investimento a longo prazo.

Quer envelhecer com saúde e qualidade de vida?
Vem para o Conexão UpMind.


Clique aqui



Fonte: www.naturalnews.com/033005_meditation_brain_health.html

2 comentários:

  1. Muito interessante! Já estava começando a meditar, agora mais um estímulo!
    Comecei a praticar yoga, como falei outro dia, estou adorando, e comecei na meditação lá tb, apesar de que já praticava em casa, mas mais ou menos kkkk! Agora vou praticar bem a sério, prá valer!!!! Obrigada novamente por todas orientações e pelos artigos. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais você prática mas jovem você fica.. até rimou!
      Continue praticando e tirando proveito dessa técnica simples mas poderosa.

      Excluir

Olá Deixe seu comentário, sua dica ou até mesmo sua sugestão.
Diga o que você gostou ou se foi útil.
Ficarei muito feliz com seu comentário.

Obrigada!!!